De uma vez por todas, repare os vazamentos. Você pode ter se acostumado a gotas de água vazando da sua torneira depois de lavar o rosto, mas você não acha que é hora de fazer algo a respeito?
Pequenas gotas podem desperdiçar até dezenas de litros por dia. A maioria das torneiras ou chuveiros com vazamento exigem substituições de acessórios que não custam muito. Também é fácil detectar vazamentos além dos pingos. Uma maneira de fazer isso é verificar o medidor de água antes e depois de um período de duas horas sem uso de água. Se o medidor não ler o mesmo, provavelmente há vazamento.
Faça a verificação do banheiro
Observe que banheiros também têm vazamentos. Uma maneira de saber se um vaso sanitário está vazando é jogar corante alimentar na caixa acoplada. Se a cor aparecer no vazo sanitário dentro de 15 minutos sem dar descarga, seu vaso sanitário está vazando. Uma causa comum para vazamentos no vaso sanitário é o acúmulo de minerais nas peças de borracha ou uma válvula defeituosa do vaso sanitário. Idealmente, você deve substituir as palhetas do banheiro todos os anos.
Também somos culpados de maus hábitos, como dar descarga em papel higiênico ou bitucas de cigarro. Eles tornam a descarga mais difícil e, portanto, exigem mais água. Uma forma de economizar na conta de água é ser mais eficiente no banheiro. Tome banho rápido e tome banho bem. Não deixe a água correndo enquanto ensaboa ou aplica xampu.
Desligue o chuveiro quando fizer isso e ligue-o novamente somente quando precisar enxaguar. O uso de chuveiros de baixo fluxo também reduz o consumo de água em até 40%. Um tempo mais curto no chuveiro também significa economia de eletricidade, porque quanto mais curto o banho, menor o tempo que as luzes e o aquecedor de água ficam ligados.
Existe alguma outra forma de economizar água?
Contrate a individualização de água: a medição coletiva está ultrapassada e investir na individualização além de tornar mais justa a cobrança, ainda promove uma conscientização maior dos condôminos. Se você quer saber mais como isso acontece, visite essa página.
Educação: Isso garante que os condôminos obtenham o máximo de economia de energia e água em cada utilização desses bens escassos.